Dia dos Professores

Neste Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro, o escritório Cordeiro & Gonçalves Sociedade de Advogados reconhece a importância dos educadores na construção do futuro. Essa data não apenas homenageia os educadores, mas também destaca o direito à educação, garantido pela Constituição Federal de 1988. O Estado tem a responsabilidade de promover o acesso a um ensino de qualidade, e a valorização dos professores é essencial para o pleno exercício dessa garantia. Melhores condições de trabalho aos profissionais da educação e uma remuneração justa são pilares fundamentais para fortalecer o sistema educacional.

Nesse contexto, o papel dos educadores no desenvolvimento da cidadania é crucial. Eles não são somente transmissores de conhecimento, mas também formadores de valores e princípios. Dessa maneira, a luta por melhores condições de trabalho e políticas públicas que assegurem a dignidade da profissão é uma questão de justiça social.

No Brasil, temos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, que é uma das principais legislações que regulamenta a educação e aborda a valorização dos professores. Esta lei estabelece diretrizes para a formação, a carreira e a remuneração dos educadores, reconhecendo a importância do papel dos professores na formação da cidadania e no desenvolvimento social.

Em um contexto de desvalorização da educação, o Dia dos Professores nos lembra da necessidade de uma sociedade que respeite e invista em seus educadores. Celebrar essa data reafirma o compromisso com uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, essenciais para o fortalecimento da democracia e do Estado de Direito. Assim, investir na formação contínua e no desenvolvimento profissional dos professores é crucial para garantir uma educação de qualidade, que prepare cidadãos críticos para os desafios do futuro.

Valorizar os professores, portanto, é um investimento no próprio futuro da sociedade.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco.

Isabella de Melo
Intern

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