O Dia Internacional da Saúde e Segurança no Trabalho é comemorado anualmente no dia 28 de abril, em todo o mundo. Esta data foi escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para homenagear as vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e para aumentar a conscientização sobre a importância da saúde e segurança no ambiente laboral.
Garantir o cumprimento de medidas de saúde e segurança no exercício da profissão é essencial para proporcionar um melhor ambiente de trabalho para todos. Uma vez que o trabalhador passa grande parte de seu dia no local de trabalho, tais medidas influenciam significativamente na saúde sua física e mental. É preciso tratar este assunto com seriedade, a fim de prevenir lesões, doenças e mortes relacionadas ao trabalho.
De acordo com a OIT, a cada dia, cerca de 7.600 pessoas morrem devido a doenças ou acidentes relacionados ao trabalho em todo o mundo. Além disso, cerca de 374 milhões de pessoas sofrem lesões e enfermidades relacionadas ao labor a cada ano. Isso pode ter um impacto significativo na economia global, com um custo estimado de 2,8 trilhões de dólares por ano.
No Brasil, a Lei 6.514/77, regulamentada pela Portaria nº 3.214/78, estabelece as normas de segurança e saúde do trabalho, as quais as empresas e organizações brasileiras são obrigadas a cumprir.
Tais normas incluem medidas de prevenção, como treinamento para os funcionários, disponibilização e fiscalização de uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), prevenção de incêndios e acidentes, gerenciamento de riscos, entre outros.
O Dia Internacional da Saúde e Segurança no Trabalho é uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre a importância do tema, para as empresas e organizações reavaliarem suas práticas e políticas de segurança e tomar medidas para melhorar o ambiente de trabalho para todos os funcionários. Além disso, é uma oportunidade para os trabalhadores se tornarem mais informados sobre seus direitos.
Rebeca Frizarin Lourençatto