A proteção de dados e a credibilidade no mercado

O dia 28 de janeiro é considerado o Dia Internacional da Proteção de Dados. Esta data faz referência à assinatura em 1981 da Convenção 108, a qual é considerada o primeiro tratado internacional legislativo que prevê a privacidade e a proteção de dados.

No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entrou em vigor em setembro de 2020, sendo que as penalidades trazidas pela legislação apenas passaram a ser aplicadas em agosto de 2021. 

No cenário atual, no qual cada vez mais se aplicam golpes utilizando dados de pessoas físicas, é extremamente importante que as empresas tomem cuidado com todas as informações solicitadas aos clientes e fornecedores.

Respeitar os dados recebidos, garantindo sua segurança e proteção, faz com que a credibilidade do estabelecimento comercial/empresarial aumente consideravelmente. Uma empresa que consegue aplicar as previsões legais da LGPD no dia a dia está em vantagem às demais, pois passará mais confiança ao cidadão que pretende contratar os seus serviços ou estabelecer qualquer tipo de relação comercial.

Além disso, ao respeitar a legislação vigente, a empresa está segura de que, ao ser fiscalizada pelos órgãos competentes, não lhe serão aplicadas multas, as quais podem ser em valor elevado capaz até mesmo de prejudicar a continuidade da atividade empresarial.

Ficar atento às alterações da legislação, fazer as adequações necessárias e garantir a proteção de todos os dados de pessoas físicas recebidos pode ser o diferencial que sua empresa precisa para aumentar o número de clientes e crescer cada vez mais.

Ficou com alguma dúvida? A equipe do escritório de advocacia Cordeiro & Gonçalves está à disposição para esclarecer qualquer questão a respeito.

Patrícia Battistone Cordeiro Gonçalves
Sócia / Advogada – OAB/SP 331.540

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese