Dia da Consciência Negra: a importância de ações afirmativas

No dia 20 de novembro comemora-se o dia da consciência negra e com isso, o escritório Cordeiro e Gonçalves Sociedade de Advogados vêm exaltar esse movimento extremamente importante na sociedade, reiterando a importância de pessoas pretas em locais de gerência e liderança em empresas.

De acordo com o a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021, mulheres negras ocupam 2,4% de cargos de diretoria ou gerência, enquanto os homens negros o total de 2,6%.

Como é sabido, mesmo após a abolição da escravidão e o fim do “apartheid”, a população negra ainda é marginalizada na sociedade, principalmente no que concerne ao labor em geral.

Apesar de representarem 56% da população brasileira conforme a pesquisa de 2022 do IBGE, pessoas pretas são invisibilizadas pelas grandes mídias, seja através da ausência em propagandas, em protagonismo de novelas ou, quando são inseridas nesse ambiente, são colocadas em papéis considerados menos relevantes na sociedade em geral.

Isso, contudo, afeta diretamente na visão que a sociedade tem de pessoas pretas e como as inferiorizam, principalmente no que concerne ao mercado de trabalho. Além da pesquisa supracitada do PNAD feita pelo IBGE, grandes empresas demonstram seu caráter preconceituoso ao não incluírem a população negra em seus estabelecimentos.

Ações afirmativas como, por exemplo, o lançamento do programa de trainee com vagas direcionadas a população negra feita pela empresa Magazine Luiza, se demonstra extremamente importante para quebrarmos o paradigma e reconhecer que o racismo existe e que ações como essa se mostram extremamente necessárias em nossa sociedade.

O racismo no Brasil é algo existente, sendo ele de forma direta, com ofensas a população negra ou de forma indireta. Portanto, como leciona a filósofa Angela Davis, “não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”.

Movimentos como ações afirmativas dentro de empresas, levando a representatividade e oportunidade a população negra, nos mostram o antirracismo em sua mais alta esfera, apontando assim, a força que temos se lutarmos nesse movimento em conjunto como sociedade.

O escritório Cordeiro & Gonçalves repudia qualquer prática racista e trabalha ativamente buscando sempre garantir o direito de igualdade de toda a população negra do Brasil.

Gabriela Zucco da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese